Reconhecimento facial em obras: conheça as vantagens da ferramenta

O reconhecimento facial é uma ferramenta já utilizada em grandes empresas e condomínios residenciais ou comerciais. Mas, a tecnologia também pode ser empregada em locais onde os empreendimentos ainda estão em construção. Os canteiros de obras, cada vez mais modernos, ganham muito quando têm o controle de acesso através desta ferramenta. 

Por ser um lugar com grande fluxo de pessoas entre colaboradores, prestadores de serviços, terceirizados, entre outros, a tecnologia passa a ser uma aliada não somente no controle de acesso mas também na gestão de documentos e uso de equipamentos de segurança.

O reconhecimento facial é programado para ler, transformar em dados e reconhecer a face, analisando vários pontos do rosto como a distância entre os olhos, queixo e testa. Confira três pontos relevantes no uso dessa tecnologia em canteiros de obras:

1- Gestão virtual 

O reconhecimento facial para controle de circulação em obras é feito através do equipamento com câmera conectado ao sistema de acesso e que possibilita a leitura e conferência de dados, realizando a gestão virtual dos acessos ao canteiro de obras. 

Com a tecnologia, é possível ter acesso às informações de entrada e saída de pessoas, entrega de materiais, uso de equipamentos de segurança e controle de treinamentos obrigatórios para a circulação no recinto.

2- Sustentabilidade através do reconhecimento facial 

A sustentabilidade ambiental também é impactada positivamente com a opção de uso da tecnologia de reconhecimento facial em obras. Ao dispensar o uso de outras formas de anotações de informações, como o papel, a solução contribui com a preservação dos recursos naturais.

3- Produtividade

A produtividade é sempre potencializada com a tecnologia e no caso do reconhecimento facial para controle de acesso não é diferente. O tempo economizado com a leitura rápida e a liberação do acesso é menor que o aplicado quando o controle é feito manualmente. Assim, o colaborador responsável pode se encarregar de outras tarefas. 

Além disso, o reconhecimento facial reconhece as pessoas mesmo que esteja usando os equipamentos de segurança, mantendo a agilidade no processo de acesso. A novidade melhora não só a gestão, mas todo trabalho dentro do canteiro de obras. A GPR Digital é referência em tecnologia para o controle de acesso e uma das pioneiras em ferramentas de controle de acesso para canteiros de obras. Quer garantir praticidade e segurança em sua obra? Entre em contato conosco e acesse nossas redes sociais