Reconhecimento Facial e o futuro do mercado
É impossível falar de tendência do mercado tecnológico sem falar em reconhecimento facial. Essa tecnologia tem conquistado setores diversos e apresenta impacto diferente em cada um deles. Quando a Apple lançou o iPhone X em 2017, muitas pessoas tiveram a sua primeira impressão apesar dele já existir muito antes disso.
Ver a tela do celular ser desbloqueada com o rosto das pessoas foi um marco que aproximou os consumidores dessa tendência. Mas e agora? Para onde o reconhecimento facial está caminhando e quais os impactos dessa tecnologia? É o que a GPR Digital vai falar um pouco no post de hoje. Por ser uma empresa de tecnologia a GPR investe nas soluções mais inovadoras de controle de ponto e acesso. Por isso está familiarizada com essa tecnologia no dia a dia da empresa.
Reconhecimento facial e segurança
Um case de sucesso é falar de reconhecimento facial a favor da segurança. Além de ser a base das câmeras de segurança, o reconhecimento facial, como o próprio nome já diz, trabalha reconhecendo todas as pessoas que passam por sua lente. Cada vez mais as empresas vêm aderindo a essa tecnologia de maneira mais específica.
A Uber é um exemplo dessas empresas. Agora o cadastro da plataforma tem a correspondência de fotos na hora de fazer o login. Assim os motoristas só conseguem acessar a plataforma se a selfie tirada no momento corresponder com a foto do aplicativo. O banco digital Neon também é outro exemplo do reconhecimento a favor da segurança. Para criar uma conta no banco é preciso tirar uma foto que corresponda a do documento de identidade que vai no cadastro.
Além de segurança no controle de ir e vir e anti-fraude, o reconhecimento facial também está atuando no distanciamento social. Entre as principais medidas de segurança indicado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), na luta contra o COVID-19, estão os dois metros de distanciamento entre cada pessoa. Com os totens da GPR Digital, os moradores ou colaboradores podem entrar e sair dos locais sem precisar tocar nos totens. Assim que a pessoa é cadastrada já é reconhecida automaticamente, liberando entradas e saídas pela tecnologia.
Reconhecimento facial no futuro
Segundo o relatório divulgado pela Global Market Insights, o mercado de reconhecimento facial deve crescer 18% até 2026. A pesquisa aponta que o principal setor ainda é o de segurança, mas outras áreas como varejo e saúde estão apostando na tecnologia para as inovações.
A telemedicina já é uma realidade em muitos lugares do mundo. Com a pandemia COVID-19 muitos médicos conseguiram tratar pacientes online e acreditam que o reconhecimento facial é a chave para que essa alternativa se torne cada vez mais real. Já na área de varejo essa tecnologia vai trabalhar lado a lado com o marketing inteligente, especialmente nas plataformas de compra e venda online.
Além das áreas onde o reconhecimento facial está se desenvolvendo com mais força, o mercado está no geral abrindo as portas para essa tecnologia e implementando em suas soluções.