‘O novo normal’: soluções biométricas estão em todos os negócios e são altamente lucrativas
A pandemia da Covid-19 de fato acelerou tendências e fez com que a tecnologia, além de avançar mais rapidamente, se tornasse indispensável em soluções criadas com o objetivo de evitar contato físico e aumentar a segurança. Sistemas biométricos de reconhecimento facial agora são uma realidade no Brasil e no mundo, não mais exclusivos e limitados. Estão sendo inovadores e altamente lucrativos.
O chamado ‘novo normal’ no pós-pandemia tem se mostrado cada vez mais automatizado em diferentes negócios. O controle de acesso por biometria está cada dia mais presente no dia a dia das pessoas. A pandemia mudou comportamentos sociais e demonstrou que a tecnologia pode ser uma verdadeira aliada para tornar processos mais eficientes e menos burocráticos.
Soluções de controle de acesso digitais, como as oferecidas pela primeira franqueadora do ramo no Brasil, a empresa GPR Digital, são responsáveis pelo impulsionamento da indústria de segurança eletrônica no país – o segmento de tecnologia e segurança cresceu mais de 46% só em 2020 por aqui, e em 2021 foi vitrine no Aeroporto de Tóquio para todo o mundo durante as recentes Olimpíadas.
Por lá foram implantados 98 quiosques de autoatendimento para check-in, 30 quiosques de registro biométrico, 104 dispositivos biométricos para entrega de bagagem, 17 portões de segurança automatizados e 42 portões de embarque automático. Uma tecnologia semelhante de biometria facial também está em fase de testes no Aeroporto de São Francisco, nos Estados Unidos.
O Brasil não fica atrás e também se destaca no uso da tecnologia biométrica em aeroportos. Passageiros da ponte aérea Rio de Janeiro – São Paulo com embarque no aeroporto de Congonhas, já podem desfrutar de uma experiência mais segura e totalmente digital. Além de Congonhas, o sistema também funciona no Aeroporto Santos Dumont, permitindo viagens entre São Paulo e Rio de Janeiro com embarques realizados digitalmente.
Investir no segmento de tecnologia, sobretudo no setor de controle de acesso, com soluções biométricas de reconhecimento facial é investir em uma tendência cada dia mais indispensável para processos de qualquer empresa ou instituição. Vale para escolas, academias, corporações, indústrias, condomínios, conveniências, supermercados, padarias, shoppings e uma infinidade de locais que estão no dia a dia das pessoas permitindo acesso à moradia, ao trabalho, às práticas esportivas, ao lazer, ao varejo, aos serviços, ao transporte, entre muitos outros segmentos.
Não é por acaso, que mesmo em meio à pandemia, enquanto alguns setores sofriam com os efeitos da crise, o setor de tecnologia ficou entre as áreas que mais cresceu e devem continuar em expansão. Negócios alinhados com essa nova perspectiva empresarial são negócios que estão trilhando o futuro, e o presente, com alta rentabilidade em curto e longo prazo.
De acordo com o estudo IDC Predictions, o mercado de tecnologia tem previsão de alta de 11% e, especificamente o segmento corporativo que contempla software, serviços e hardware, tem previsão de crescimento de 10% para ainda este ano. Enquanto investidores de outros segmentos têm prejuízos e sofrem com mercados instáveis, quem escolhe investir no setor tecnológico sabe que está investido em um ramo que só cresce e tem lucratividade garantida.
Quer investir em um negócio rentável? Seja um franqueado GPR Digital, a primeira franquia de controle de ponto e acesso do Brasil.