Reconhecimento facial: mais segurança on e offline
A tecnologia que surgiu nos anos 1960, a partir da utilização de algoritmos treinados para relacionar um rosto escaneado às informações presentes em um banco de dados, tem ganhado notoriedade e destaque no desenvolvimento de soluções de segurança tanto no meio web, quanto no meio offline. O reconhecimento facial veio para ficar e já é uma realidade.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Surfshark, a ferramenta biométrica já faz parte da estratégia de segurança pública de cerca de 98 países ao redor do mundo. Além dos países que já fazem uso da tecnologia, outras 12 nações aprovaram a ferramenta, mas ainda não a colocaram em prática.
Com a pandemia da Covid-19 e a limitação do contato físico, as soluções de biometria digital, sobretudo de reconhecimento facial ganharam espaço desde aeroportos até condomínios residenciais. O que era uma tendência futura, já faz parte das nossas vidas. E para muito além do objetivo de evitar o contato físico. O reconhecimento facial nos diversos segmentos da sociedade oferece muito mais segurança. Agora, a validação na entrada e saída de edifícios não depende mais de chaves ou tags, apenas da autenticação biométrica do rosto dos moradores e pessoas autorizadas.
A segurança que soluções com uso de reconhecimento facial estão trazendo para espaços físicos já estava sendo usada no meio online com a autenticação biométrica em aplicativos governamentais, de instituições financeiras e comerciais, tornando possível, prático e seguro abrir contas bancárias, solicitar cartões de crédito e criar cadastros em lojas.
- Leia também: https://gprdigital.com.br/tecnologias-substituem-o-contato-fisico-e-garantem-seguranca/
A GPR Digital viu sua demanda crescer durante a pandemia por soluções de controle de acesso com uso reconhecimento facial, uma forma de evitar o contágio pela Covid-19. Além do controle de movimentação de pessoas, a tecnologia também foi aplicada em produtos GPR Digital direcionados para o regime de trabalho home office, garantindo que o colaborador pudesse realizar o registro de seus horários remotamente e que a empresa continue tendo a segurança da veracidade daquele registro.
Conheça as soluções GPR Digital que utilizam a tecnologia de reconhecimento facial.