Diferentes formas de controle de ponto: qual a melhor para a sua empresa?

O controle de ponto oferece mais tecnologia e organização para a gestão de jornada dos seus colaboradores

Empresas com mais de 10 colaboradores já sabem da importância e da obrigatoriedade por lei de realizar o controle de jornada dos colaboradores. Mas, para empresas que estão em expansão, saber que existem diferentes formas de controle de ponto pode tornar a decisão de escolher a melhor opção um pouco mais difícil. 

Conheça as diferentes formas de controle de ponto:

Com o desenvolvimento tecnológico surgiram diferentes formas de controle de ponto, todas digitais e automatizadas, aposentando os cadernos manuais usados antigamente. 

O equipamento de controle de ponto digital mais conhecido e utilizado pelas empresas é o que utiliza biometria para realizar o registro. Geralmente instalado na entrada das empresas, o equipamento fica visível aos colaboradores e é integrado a um sistema eletrônico para que o RH tenha acesso aos dados e informações. 

Já o controle de ponto por Reconhecimento Facial via tablet ou smartphone, que era uma aposta para o futuro, se tornou uma solução cada vez mais presente nas empresas, principalmente no pós-pandemia da Covid-19, onde os formatos de trabalho mudaram. 

Não é por acaso que segundo o relatório recente da  Global Market Insights, o segmento de reconhecimento facial tem crescimento previsto de 18% até 2026. Em valores, o mercado global do segmento deve avançar de U$ 3,9 bilhões em 2019, para expressivos  U$ 7 bilhões em 2024.

Qual a melhor opção para a sua empresa?

A melhor solução para a sua empresa é aquela que se adequa às necessidades da organização. Ou seja, tudo precisa ser feito pensando no dia a dia dos colaboradores e em como é a rotina de trabalho da maior parte das equipes. 

Caso haja muitos colaboradores externos, como vendedores e motoristas, o ideal é que o controle de ponto seja feito por aplicativo, para que o colaborador consiga registrar remotamente com facilidade. Por isso, sempre procure uma empresa especializada e com diferentes formas de controle de ponto disponíveis.  

Por que é importante realizar o controle de ponto da sua empresa?

Como dissemos no início, a importância de realizar o controle de ponto vai muito além da obrigatoriedade prevista em lei. Acompanhar a jornada dos colaboradores permite que você ou o seu departamento de RH faça um controle de horas para criação de escalas que garantam o cumprimento das normas trabalhistas e ajudem na definição de estratégias de otimização do tempo. 

Quer saber mais sobre controle de ponto e entender como a GPR Digital pode auxiliar você com soluções especializadas e pensadas para o seu negócio? Fale com a gente.