Controle de ponto: aliado na gestão da produtividade

O controle de ponto é uma ferramenta essencial para monitorar as horas trabalhadas. Mas, ele também é estratégico para a área de recursos humanos gerenciar a produtividade da sua equipe. Por isso é importante escolher a melhor maneira de se obter dados reais de forma facilitada.

O controle de ponto, quando conta com tecnologias que facilitam o seu uso, terá também papel importante para gerenciar benefícios e reduzir custos. O uso de relógio ponto com tecnologia por reconhecimento facial e registro web é a melhor opção para as empresas gerirem seus colaboradores com precisão, independentemente do local onde se encontram.

Fazer a gestão do expediente de trabalho com competência, no sentido de ter em mãos o relato fidedigno da movimentação das pessoas, é o primeiro passo para que os planos de expansão da empresa se concretizem.

As promessas de entrega das marcas são realizadas pelas pessoas e o tempo de dedicação é o que monitora essa entrega. Só por isso o controle de ponto com tecnologias de gerenciamento já é essencial.

Vantagens do controle de ponto

Controlar as horas trabalhadas dos colaboradores é muito mais do que uma obrigação exigida pela Lei. O controle de ponto é uma questão de sustentabilidade do negócio.

Quando a empresa monitora seus dados e a produtividade da sua equipe, consegue tomar resoluções assertivas para estimular, inovar e se tornar mais relevante para o mercado.

Por meio do controle de ponto é possível reduzir custos com o melhor gerenciamento dos benefícios. Planos de saúde, vale alimentação, vale-transporte e muitos outros itens são atrativos para a retenção de talentos. Por isso, os benefícios que citamos precisam ser monitorados com precisão.

A falta de controles adequados acarreta sobrecarga do setor de recursos humanos e prejuízos financeiros. Alguns benefícios, por exemplo, podem ser oferecidos de acordo com a frequência do colaborador e às suas horas trabalhadas.

Disponibilizar o vale-transporte com exatidão para os colaboradores que estão efetivamente se deslocando para o trabalho trará ganhos relevantes para a organização.

Monitoramento remoto

No caso de colaboradores no sistema home office, regimes híbridos ou em serviços externos fica ainda mais necessário o controle de ponto. A facilidade de registro via ponto web garante controles precisos e melhor gerenciamento da equipe.

Acompanhar horários de entrada, almoço e saída por um processo automatizado é mais prático e seguro. Essa rotina evita erros, fraudes, confere rapidez à área de recursos humanos e deixa mais gerenciável a necessidade de alterações na jornada de trabalho, gestão de horas extras, faltas e pedidos de folga.

Além disso, o uso de um sistema de controle de ponto com tecnologia de reconhecimento facial fará com que o colaborador leve menos tempo para entrar e sair da empresa. Isso vai acontecer porque os registros serão feitos em segundos com aproximação da face.

Facilidades de acesso e benefícios são muito importantes para a retenção do colaborador. Por isso que o controle de ponto é fundamental para o gerenciamento estratégico da organização.

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