Controle de ponto online no home office: tudo o que você precisa saber
O home office veio para ficar e o controle de ponto online é uma opção tanto para o trabalho remoto quanto para modelos presenciais
O home office traz um novo conceito para a relação entre empregador e funcionário, muito mais aberto e flexível. O registro das atividades da equipe em um sistema não afeta a liberdade e a flexibilidade deste novo conceito. Realizar o controle de ponto online no home office pode contribuir ainda mais para a saúde mental da equipe e para a otimização do tempo e das atividades.
A pandemia trouxe inúmeras mudanças ao mundo do trabalho. Ao contrário do que se imaginava no início da crise sanitária da Covid-19, o home office que já era uma tendência, não é mais uma alternativa frente ao isolamento social. O regime de trabalho remoto tem se tornado cada vez mais uma opção definitiva para empresas e trabalhadores. Grandes instituições como a Roche e Nestlé já aderiram ao formato, independente da pandemia.
O controle de ponto é obrigatório por lei de acordo com a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) para empresas com mais de 20 funcionários. Em jornadas de trabalho presenciais, o registro geralmente é feito por relógios de ponto digital. Mas como fica o controle de ponto em uma realidade pós-pandemia, onde cerca de 7,9 milhões de brasileiros passaram a trabalhar em home office? O número foi apontado em 2020 pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Estatística e Pesquisa) e mostra um aumento considerável em relação a 2018, quando o número de brasileiros em home office era de 3,8 milhões.
As novas formas de organização da sociedade exigem adaptação. O home office proporciona economia de tempo e recursos financeiros, mas também impõe um desafio: efetivar processos corporativos mesmo com colaboradores trabalhando à distância.
Uma pesquisa desenvolvida pela FEEx (FIA Employee Experience) demonstrou que 91% dos colaboradores consultados avaliam a experiência em home office ótima ou boa. Mas alguns problemas também foram apontados por 60% das empresas, entre eles a adaptação dos funcionários.
O trabalho em home office exige, além de estrutura física, organização e autogestão. É diferente do trabalho presencial onde o colaborador está sob supervisão em tempo real e conta com o registro de ponto para iniciar o expediente, fazer pausas e encerrá-lo. No home office, conseguir dividir o tempo entre todas as demandas do dia sem indicadores, pode ser um problema para muitos colaboradores, levando a um quadro inadequado de horas extras excessivas.
A pandemia mostrou que não há mais espaço para modelos de trabalho engessados. E o controle de ponto não pode ficar de lado em um sistema de trabalho home office e nem ser realizado de forma alternativa e pouco eficiente, com uso de planilhas. O controle de ponto online ou controle de ponto web é uma opção que supre tanto necessidades de empresas com trabalho presencial, quanto home office ou híbrido.
O que a lei diz sobre controle ponto no home office?
A obrigatoriedade do controle de ponto para empresas com mais de 10 funcionários, de fato, não se aplica ao home office.Ao que diz respeito ao termo teletrabalho, no artigo 62 da CLT, o teletrabalho é isento do controle de jornada, já que apresenta um contrato específico de trabalho. Em geral, empresas que adotam o teletrabalho ou home office não precisam fazer o controle de ponto.
Mas, realizar o controle de ponto pode ser fundamental em muitos casos. O principal ponto é que apesar de o registro da jornada de trabalho não ser obrigatório, entende-se que mesmo estando em casa cada colaborador deve realizar a mesma jornada de trabalho, com os mesmos requisitos da jornada presencial: horário de entrada e saída, pausas e almoço. E o controle de ponto, além de organizar a rotina, será uma forma de gerenciar a produtividade da equipe.
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Por isso, como saber se um colaborador está de fato cumprindo com sua jornada, sem fazer horas a menos ou a mais? Como ter registros de faltas com e sem justificativa de maneira eficiente? Os formatos se modernizam, assim como os processos. O controle de ponto passou de livros e registros feitos a mão, para relógios digitais por cartão de proximidade e biometria.
Com a popularização do home office, os sistemas de controle de ponto também evoluíram para o online. As soluções disponíveis no mercado já permitem que departamentos de RH (Recursos Humanos) façam o controle de jornadas dos colaboradores por sistemas totalmente online, sendo possível ter todos os dados armazenados em nuvem para que possam ser acessados de qualquer lugar.
A solução de controle de ponto online da GPR Digital com software da Secullum permite que o controle de ponto seja feito por aplicativo utilizando geolocalização e até reconhecimento facial. Tudo prático como os novos formatos de trabalho exigem.
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