Controle de acesso biométrico: saiba como funciona

O termo biometria é a junção das palavras bio (vida) + metria (medida). Por meio de tecnologias biométricas é possível identificar qualquer pessoa utilizando suas características físicas. Desde olhos, impressões digitais, palma das mãos até comportamentos. É por essa razão que o controle de acesso biométrico é amplamente utilizado por empresas e instituições de diferentes segmentos. 

Como funciona? 

A biometria funciona por meio da captura,  extração e comparação de informações. Na etapa de captura é feita a aquisição de uma amostra biométrica para identificação de um indivíduo. Durante o processo de extração é realizada a remoção de uma amostra de informação biológica única, para usá-la como base para a identificação, esse resultado é chamado de template. A última fase é a comparação do template armazenado com outra pessoa.

Já quando se trata da biometria comportamental, a identificação é baseada na maneira com que cada pessoa reage a diferentes situações. Esse tipo de biometria é a aposta de cientistas para o futuro. A expectativa é de que a biometria comportamental substitua sistemas de biometria baseado em características fisiológicas. 

Segurança máxima 

O principal diferencial da tecnologia biométrica está justamente na forma como ela ocorre: diferenciando indivíduos por suas próprias características únicas. A intencionalidade é conceitualmente a mesma do uso de senhas, mas com segurança máxima. Senhas podem também ser únicas, mas apresentam um índice de vulnerabilidade muito maior. 

Biometrias são universais, exclusivas e permanentes. Não é à toa que a biometria facial tem sido utilizada estrategicamente em processos de segurança pública, controle de acesso e em soluções do dia a dia, como embarque e desembarque em aeroportos. Em 2021 a tecnologia foi implementada no Aeroporto de Tóquio para todo o mundo durante as Olimpíadas.

Foram implantados 98 quiosques de autoatendimento para check-in, 30 quiosques de registro biométrico, 104 dispositivos biométricos para entrega de bagagem, 17 portões de segurança automatizados e 42 portões de embarque automático. Uma tecnologia semelhante de biometria facial também foi testada no Aeroporto de São Francisco, nos Estados Unidos e já está sendo utilizada em alguns voos no Brasil. 

Leia mais: ‘O novo normal’: soluções biométricas estão em todos os negócios e são altamente lucrativas

Controle de acesso biométrico na sua empresa

Além de todas as vantagens que sistemas de controle de acesso biométrico apresentam, esse tipo de tecnologia pode ser aplicada facilmente no dia a dia, de diferentes maneiras, sendo totalmente personalizável. 

A GPR Digital oferece soluções de Controle de Acesso Facial, Fechadura com Identificação Facial, Soluções Termográficas e Totens Faciais. Além de produtos de controle de ponto, também com uso de biometria. Clique aqui e saiba mais. 

A biometria e tecnologias como inteligência artificial, realidade virtual e aumentada, automação e tendências como essas, fazem parte do mundo atual e do desenvolvimento dele em direção ao futuro. Garanta que a sua empresa esteja preparada para as mudanças, com soluções de alta qualidade e com tecnologia de ponta.