Como vencer os desafios do setor tecnológico em 2021
O ano de 2020 foi atípico para o mercado. Além dos impactos na economia e na reinvenção de muitos negócios, alguns setores tiveram que aumentar sua produtividade para atender às novas demandas dos consumidores como, por exemplo, o setor de tecnologia. A Indústria 4.0 já mostrava que o setor de tecnologia estava crescendo de forma rápida. Com o aumento repentino no trabalho remoto, compras online, saúde digital e aprendizagem virtual, as soluções de tecnologia se tornaram cada vez mais necessárias.
A pesquisa Global Business Pulse, realizada pela Grant Thornton mostra que 44% das empresas de tecnologia em todo o mundo aumentaram sua receita em mais de 55% em 2020 em comparação com 35% das empresas dos demais setores. A pesquisa aponta ainda que as empresas de tecnologia avançam com cautela no mercado, sendo que 52% acreditam que as receitas aumentem nos próximos 12 meses.
Confira as dicas da Grant Thornton para essa área de negócios
Como as empresas de tecnologia podem construir resiliência diante da mudança de comportamento do cliente?
O comportamento do cliente mudou quase da noite para o dia, com a disseminação da pandemia. Cada setor teve que se ajustar rapidamente em um cenário de “adaptação ou eliminação”. Para as empresas de tecnologia, muitas das mudanças já estavam em andamento – sendo apenas aceleradas ou ampliadas.
Espera-se que os consumidores sejam mais sensíveis aos preços e, à medida que os programas de vacinação e tratamentos avançados são implementados em todo o mundo, as pessoas estão voltando aos locais de trabalho, salas de aula e lojas físicas. Embora o trabalho remoto e as compras online tenham sido uma experiência desmistificadora e bem-vinda para muitos, as pessoas parecem estar se inclinando para uma abordagem “híbrida” no futuro – uma mistura de físico e digital, o que significa que as empresas de tecnologia precisarão encontrá-las neste espaço.
Qual o papel da tecnologia em um mundo cada vez mais digital?
Steven Perkins, líder nacional de tecnologia e telecomunicações da Grant Thornton EUA, afirma: “As empresas de tecnologia precisam desenvolver a funcionalidade e a capacidade para cumprir um conjunto amplo e diversificado de padrões internacionais conflitantes em seus produtos. Eles precisam incorporar confiança, transparência, responsabilidade e práticas éticas em tudo o que fazem – oferecendo aos clientes um alto grau de confiança de que seus produtos são seguros, protegem sua privacidade e apoiam a conformidade com os padrões emergentes”.
As empresas de tecnologia devem manter o foco na expansão e no crescimento mais rápido do que seus concorrentes, sem comprometer o DNA de seus negócios. A próxima etapa é planejar o crescimento, adaptar seus processos e controles para um modelo de negócios em mudança, gerenciar riscos, desenvolver estratégias de crescimento e atender aos requisitos regulatórios.
E por falar em case de sucesso no setor tecnológico, a GPR Digital está sempre investindo e novas tecnologias. A novidade agora é a ampliação da planta que pode aumentar em 400% a capacidade de produção de soluções para controle de ponto e acesso. Entre na aba de soluções e conheça os produtos: SOLUÇÕES.