5 curiosidades sobre reconhecimento facial

Nos últimos anos falar sobre Inteligência Artificial (IA) não é mais uma realidade distante. Na verdade, IA faz parte do cotidiano de muitas pessoas, mesmo que elas não percebam. Quando uma compra online é feita, o consumidor está lidando com IA, assim como quando usa um aplicativo no smartphone ou um GPS. E quem nunca conversou no WhatsApp com a inteligência artificial de alguma loja? 

Essa tecnologia continua evoluindo para realizações que até pouco tempo não pareciam possíveis. Um exemplo disso é o reconhecimento facial. Há algum tempo já usamos a biometria digital para muitas coisas como desbloquear o celular, bater o ponto no trabalho, fazer transações bancárias e muitas outras ações. 

O reconhecimento facial é basicamente uma tecnologia que, ao usar uma técnica biométrica, faz um mapeamento do rosto, formando uma assinatura facial que é armazenada em um banco de dados. A GPR digital, empresa de inteligência em soluções de tecnologia, desenvolveu totens com esta inovação para serem adaptados a diferentes locais. Nesse post você vai conhecer algumas curiosidades sobre o reconhecimento facial e os pontos positivos para os ambientes. 

1- Integração

A tecnologia de reconhecimento facial pode ser integrada com sistemas de controle de acesso já existentes em cada sistema. Para o acesso de funcionários e prestadores de serviços, a tecnologia de reconhecimento facial possibilita a integração ao sistema de controle de documentação de segurança do trabalho das empresas, podendo bloquear o acesso por pendências ou resoluções. 

2- Possibilidade de relatórios

A tecnologia permite ainda a emissão de relatórios completos de controle de acesso e gerenciamento em tempo real, realizada diretamente no aplicativo do sistema ou no aparelho celular do responsável pela gestão corporativa. O controle de acesso facilita a entrada e saída das pessoas durante todo o período. 

3- Segurança

O reconhecimento facial é, atualmente, o mais seguro e eficiente sistema. Com ele é possível não apenas controlar quem pode ou não entrar em um lugar, mas também gerenciar tentativas de burlar o sistema. 

4- O gerenciamento é fácil e integrado

O sistema e os equipamentos para a implantação da tecnologia de reconhecimento facial podem ser comercializados junto com a venda de aparelhos com contrato de manutenção e licença do software, ou ainda por locação ou contrato de comodato de toda a solução de reconhecimento facial.

5- Reconhecimento facial é proteção

Em um momento como o de agora, em que estamos vivendo a pandemia do COVID-19, o isolamento e distanciamento social são as principais medidas de prevenção e elas podem ser facilitadas com o reconhecimento facial. Com ele você pode abrir portas, ir de um lugar para o outro, entrar e sair do trabalho, usando apenas o rosto.   

Quer saber mais sobre usar o reconhecimento facial em meio a COVID-19? Então dá uma olhada nesse outro post do nosso blog em que tiramos algumas dúvidas e explicamos tudo sobre os totens da GPR Digital